Photo by Glenn Carstens-Peters on Unsplash

Meta Artigo

Um artigo com dicas sobre escrever artigos!

Cada escritor tem sua forma de contar uma história, ou sua forma de transmitir uma ideia. Todo texto traz alguma informação, alguma opinião e algum contexto por trás. E não existe uma forma correta ou errada — apenas maneiras diferentes de se comunicar.

Qual o seu público alvo?

Basicamente: Pra que você está escrevendo?

Diferentes grupos tem interesses e linguagens distintos

Qual pessoa devo usar?

O que eu quero dizer aqui por "pessoa" é: Escrever na primeira pessoa, ou escrever na terceira pessoa.

Juízos de Valor

Aqui temos um ponto extremamente importante: juízos de valor. Todo texto traz um conhecimento, uma intenção, e com isso pode colocar pontos da visão do autor, o que ele acha de cada tópico, o que ele aprova ou desaprova, mesmo que de maneiras muito sutis.

O que cada parte dos eu texto quer dizer para o seu leitor?

Interlocução

Eu, particularmente, gosto de escrever artigos, mesmo técnicos, na primeira pessoa, e desenvolver o decorrer do texto como se fosse um diálogo: ora usando coloquialidades (linguagem mais próxima do falado no dia-a-dia), ora fazendo questionamentos, ora fazendo referências ao próprio leitor.

Diagrama de diálogo do texto e do leitor
Diagrama de diálogo do texto e do leitor
Dialogue com seu próprio texto

Quebras de Leitura

Estamos falando aqui hoje de textos escritos na internet, onde a leitura está sendo através de uma tela e que permite exibir essencialmente qualquer coisa. Dependendo do tipo de texto que você está escrevendo, você pode adicionar informações visuais ao texto, como imagens, links, desenhos, áudios…

Diagrama de texto com quebras no meio
Diagrama de texto com quebras no meio
Tamanhos de texto, cor, imagens — tudo isso chama atenção

Identificando o meu tom de texto

Por tom do texto entenda a energia dele. Como o leitor vai se sentir lendo o seu texto? Feliz, triste, cansado, emocionado?

Como você se sentiu ao ler este artigo?

Comece bem, termine ainda melhor

O seu título e seu primeiro parágrafo são definitivos. Eles deve refletir o tom e o conteúdo do seu texto, e ainda trazer o leitor pra dentro e convidá-lo a ler mais. Pense em títulos inteligentes, talvez até jogos de palavras, e se o título não for explícito o suficiente, deixem bem claro do que se trata o texto no seu subtítulo.

iOS Developer @ iFood