Apple Park — cena de encerramento do WWDC 2020

WWDC 2020

Um primeiro olhar na maior conferência de desenvolvimento da Apple

Giovani Pereira
9 min readJun 22, 2020

--

A WWDC, uma das maiores conferências de desenvolvedores do mundo todo, é feita anualmente pela Apple para anunciar suas novidades a nível de desenvolvimento e novos sistemas operacionais.

Por conta da situação toda da pandemia de coronavírus, a conferência será realizada completamente remota, sendo que hoje aconteceu a primeira e mais esperada apresentação onde são divulgadas todas as novidades.

Aqui neste artigo, concentramos uma primeira visão da apresentação com algumas opiniões e highlights do conteúdo que foi apresentado.

Uma introdução importante

No começo da apresentação, Tim Cook, atual CEO da Apple, falou de temas importantes e recentes. O movimento #BlackLivesMatter e os movimentos e protestos nos Estados Unidos.

Achei muito legal aproveitar o espaço de um evento tão visualizado para mostrar a necessidade desses movimentos,
e claro, mostrar ações da Apple e como a evolução da tecnologia afeta a forma como tratamos o mundo, e que todos estão dentro desse tema.

iOS 14

A ideia foi repensar a forma como organizamos os apps em iOS…

Home Screen

Se você usa iOS sabe que se você tem muitos apps, vai acabar tendo várias páginas na sua Home Screen.
Ou você acaba agrupando tudo em pequenas pastas, que não exibem todos os apps.

Muitos apps = muitas páginas, mas essa concepção é coisa do passado. Agora você não precisa manter todos os seus apps na sua tela inicial. Você pode esconder páginas e encontrar esses apps usando a nova página de pesquisa de apps, chamada app library.

Primeira visão do novo app library

Essa página foi criada para facilitar encontrar apps, ela agrupa seus apps baseado em contexto e usando inteligência do novo sistema operacional.

Widgets

Widgets e apps agora compartilham a tela inicial do iPhone

Novo visual da um ar um pouco androidesco ao iOS. Saímos um pouco de um design onde todos os apps são iguais, para uma nova interface onde podemos colocar widgets abertos diretamente na sua tela inicial.

Novos widgets podem ter diferentes dimensões o que mudou bastante a cara do Today View.

Achei incrível, menos quando pensei em modificar widgets que já tenho implementados pra esse formato novo. A tele do Today mudou seu esquema de cores e transparências, então talvez seu widget precise mesmo de um update pra esse novo design.

Siri

Também lançaram um conjunto de updates para a favorita dos Apple fans. Siri agora cruza informações de sites distintos e provê mais informações pra novos tipos de perguntas, exibe resultados sobre o contexto dos apps.

Usando a nova Siri dentro de um app

As novas atualizações da Siri também vem com um novo app de traduções. Ele detecta qual língua está sendo falada e provê tradução simultânea no app.

E contém português! 😉

Tomara que essas novidades da Siri estejam acessíveis dentro dos nossos apps! Principalmente o tradutor junto com o dictation.

Messages

Muitos updates nos memojis, os famosos emojis da Apple que podem ser controlados pelo usuário.

Mostraram uma preocupação com diversidade introduzindo novidades em idade, cores de pele, acessórios, e o hit desse ano — máscaras de proteção.

Além disso algumas novidades como responder uma mensagem ou envio de conteúdos entre usuários.

Feature que a maioria dos apps de comunicação de texto já tinham, mas sempre bom ver chegando as features nativas da Apple

Maps

Novidades no app nativo do Maps, como trajetos por bicicleta otimizados e navegação por cidades.

Features que não deve estar disponíveis no Brasil pelo menos por um bom tempo. Parece que focaram nos estados unidos e grandes centros turísticos mundiais, como Paris ou Londres.

Nenhuma mudança nas APIs do MapKit foram divulgadas na WWDC, mas provavelmente serão divulgadas na apresentação mais focada em desenvolvimento o "State of the Union".

CarPlay

CarPlay, que não chegou a ser uma coisa muito comum aqui no Brasil, mas é uma funcionalidade legal se você realmente tem um carro com CarPlay, que é uma extensão do seu iPhone direto no seu carro.

A maior novidade é usar seu iPhone como uma chave digital pro seu carro. O que permite também enviar a capacidade de abrir o carro pra outra pessoa.

Eu achei muito interessante. Mas me traz algumas questões em termos de segurança principalmente aqui para o Brasil. Não queremos pessoas roubando nossos carros por mensagem. 😅

App Clip

Essa foi a coisa mais legal que eu vi na WWDC dentro do novo iOS. Principalmente por conta das possibilidades de desenvolvimento que ele traz pra nós, desenvolvedores. Imagina fazer um mini-app pra sua loja, ou pra fazer um pagamento. 👀

App Clips são basicamente mini-apps que podem ser executados por contexto. Isso faz com que funcionalidades pequenas possam ser utilizadas de maneira rápida e eficiente.

O exemplo que deram foi, você estaciona seu carro mas nesse estacionamento você precisa de um app para pagar a sua vaga. Ao ler um código com o telefone, um pequeno card é exibido já com a função de exibir esse pagamento.

Todo app clip tem que ser menor que 10Mb — mas já vem integrado com Sign In With Apple e Apple Pay para logins e pagamentos eficientes.

iPadOS 14

O sistema operacional do iPad vêm com tudo que o iOS tem, e claro, grandes funcionalidades suportadas apenas pelo iPad.

As mudanças no iPad foram basicamente voltadas para usuários, não tanto para desenvolvedores. Melhorias na busca de apps, no multitask, no uso da siri, notificações…

Mas não esqueça que os novos widgets e também funcionam no iPadOS 14. Com a vantagem de uma tela grande como o iPad, widgets parecem que vão ter

Apple Pencil

Se você tem um iPad das ultimas gerações, o Apple Pencil é um dos gadgets mais incríveis q voce pode ter.

Agora, a partir do iOS 14, ele reconhece escrita a mão como texto, e você pode selecionar o texto escrito a mão, palavra à palavra, trocar a cor do texto e muito mais. A ideia é não ter que soltar a Apple Pencil para digitar em nenhum momento.

Muito provavelmente, a funcionalidade do type-text deve estar disponível para uso dos desenvolvedores. Pelo menos eu espero que sim. E talvez seja tão simples quanto usar um TextField. 🤔

WatchOS

Como vocês sabem, o Apple Watch sempre foi um gadget de saúde. As novidades focaram bastante nisso. O App Saúde foi renomeado para Fitness, e novas funcionalidades entraram no app.

Uma delas foi o track de atividades de dança e acompanhamento de sono. Tudo isso, graças a uma combinação de informações dos acelerômetros, giroscópios e do sensor de batimentos cardíacos do Apple Watch.

Novo Fitness app

O Apple Watch agora também mede o tempo que você lava as mãos. E diz se você lavou por tempo suficiente com feedback de áudio e vibrações.

Meio estranho eu diria, seu Apple Watch ficar vibrando enquanto você lava as mãos, mas muito bom em tempos de coronavírus.

Rich Complications

Complicações é o nome dado às funcionalidades que aparecem direto na tela inicial do Apple Watch (na verdade de qualquer relógio, e que não seja apenas marcar as horas). Agora, complicações podem ser feitas usando SwiftUI, o framework de UI declarativo da Apple anunciado no último ano.

Além disso, apps podem compartilhar telas de watch e elas podem ser compartilhadas entre amigos.

MacOS Big Sur

Sempre ficamos curiosos com qual será o novo nome do MacOS, e esse ano achei que foi um nome mais excêntrico. O Big realmente traz uma visão de mudança.

Um design mais limpo e "flutuante". MacOS Big Sur.

Fizeram várias mudanças no layout do MacOS. De menus, ícones ao layout das próprias janelas dos apps.

Mudaram também a visualização de transparências, sombras e cores, além de um conjunto de ícones universais entre todos os OS da Apple.

Tudo pra mim parece que as janelas parecem cada vez mais flutuantes, com a sombra curta mas mais escura, e eu sempre adorei transparência nas coisas, mas muita transparência pode aumentar a dificuldade de ler o que está acontecendo.

Nova sessão de widgets do Mac, bem parecida com o que já foi exibido pra iOS e iPadOS. Com diferentes tamanho, funcionalidades, e claro, aberto para desenvolvimento.

Eu mesmo nunca fui um usuário da tela de Widgets do Mac, porque pelo menos até agora, ela era aquele cinza feio com poucas funcionalidades.
Quem sabe essa nova visualização dê um up no que os desenvolvedores fazem direto pro Mac.

Também adorei a nova interface, principalmente do novo Control Center no MacOS, vai facilitar aumentar ou diminuir a luminosidade da tela naquelas longas noites de desenvolvimento.

Novo chip no Mac

Apple anunciou que os Macs não vão mais usar processadores da Intel, mas agora, serão lançados com um novo chip desenvolvido pela própria Apple, o Apple Silicon. O prometido é maior potência com consumo menor de energia.

Achei que foi um movimento já esperado, considerando que a Apple adora fabricar suas próprias coisas e tem feitos os próprios processadores pra iPhone já faz um tempo.

Talvez os preços de Mac aumentem bastante por conta do novo chip, mas eu sinceramente espero que não, dado que o Mac já é uma máquina pouco acessível considerando o preço.

Um novo chip também pode implicar em uma nova arquitetura que não seja um x86 puro. Prevejo problemas de build com Xcodes antigos e máquinas Mac usando o chip novo. 🙄

Anunciaram também Rosetta 2, uma ferramenta que permite usar apps compilados para MacOS antigos no novo chip. Além de features de virtualização para permitir executar apps de iOS e iPadOS direto no Mac.

Então esperamos que essa transição para uma nova arquitetura seja transparente e pouco dolorosa.

Mais algumas coisas

Privacidade

É sempre comum a Apple trazer novidades em segurança para os usuários. Algumas delas foram:

  • Usar sign in with apple com uma conta que você já tem.
  • Compartilhar localização ou localização aproximada com apps
  • Nova seção na App Store exibindo a política de privacidade dos apps em destaques com informações de quais funcionalidades o app usa.

Lembrando que seu app deve sempre ter uma política de privacidade atualizada.

As mudanças de localização podem afetar a forma como utilizamos o framework do MapKit dentro dos apps. Mas a feature de compartilhar a localização aproximada parece bem útil quando se precisa apenas da cidade do usuário por exemplo, e não a localização exata.

Apple Home

Aí outra feature que não chegou bem ao Brasil.

O Home é um app para controlar o que chamamos de Smart Homes. Casas onde tudo é eletrônico e automatizado, de luzes, garagem, ar condicionado e o que mais você tiver. E o HomeKit, o framework para que possamos integrar nossos apps e dispositivos com o app Home. Cheio de novidades com integração com luzes, câmeras e dispositivos que você possa ter em casa.

Mac Catalyst

Esse é o framework que permite alterar apps de iPad para apps de Mac. O Catalyst foi usado para montar a nova versão do app Maps para Mac e iPad.

Maps app no MacOS Big Sur

E agora?

A conferência WWDC dura até dia 29 com várias atividades online.

Baixe o app Apple Developer na sua plataforma Apple (iOS, MacOS ou Apple Watch) e acompanhe a conferência.

Parte das novidades já estão disponíveis pelo menos para desenvolvimento beta. Foi anunciado que os novos sistemas operacionais terão o beta aberto em Julho deste ano.

Mês que vem, ta quase aí.

Para ver o Keynote completo, acesse o site da Apple: https://www.apple.com/apple-events/event-stream/.

--

--