Apple Park — cena de encerramento do WWDC 2020

WWDC 2020

Um primeiro olhar na maior conferência de desenvolvimento da Apple

A WWDC, uma das maiores conferências de desenvolvedores do mundo todo, é feita anualmente pela Apple para anunciar suas novidades a nível de desenvolvimento e novos sistemas operacionais.

Por conta da situação toda da pandemia de coronavírus, a conferência será realizada completamente remota, sendo que hoje aconteceu a primeira e mais esperada apresentação onde são divulgadas todas as novidades.

Aqui neste artigo, concentramos uma primeira visão da apresentação com algumas opiniões e do conteúdo que foi apresentado.

Uma introdução importante

No começo da apresentação, Tim Cook, atual CEO da Apple, falou de temas importantes e recentes. O movimento #BlackLivesMatter e os movimentos e protestos nos Estados Unidos.

iOS 14

A ideia foi repensar a forma como organizamos os apps em iOS…

Home Screen

Se você usa iOS sabe que se você tem muitos apps, vai acabar tendo várias páginas na sua Home Screen.
Ou você acaba agrupando tudo em pequenas pastas, que não exibem todos os apps.

Muitos apps = muitas páginas, mas essa concepção é coisa do passado. Agora você não precisa manter todos os seus apps na sua tela inicial. Você pode esconder páginas e encontrar esses apps usando a nova página de pesquisa de apps, chamada

Primeira visão do novo app library

Essa página foi criada para facilitar encontrar apps, ela agrupa seus apps baseado em contexto e usando inteligência do novo sistema operacional.

Widgets

Widgets e apps agora compartilham a tela inicial do iPhone

Novo visual da um ar um pouco ao iOS. Saímos um pouco de um design onde todos os apps são iguais, para uma nova interface onde podemos colocar widgets abertos diretamente na sua tela inicial.

Novos widgets podem ter diferentes dimensões o que mudou bastante a cara do .

Siri

Também lançaram um conjunto de updates para a favorita dos Apple fans. Siri agora cruza informações de sites distintos e provê mais informações pra novos tipos de perguntas, exibe resultados sobre o contexto dos apps.

Usando a nova Siri dentro de um app

As novas atualizações da Siri também vem com um novo app de traduções. Ele detecta qual língua está sendo falada e provê tradução simultânea no app.

Messages

Muitos updates nos os famosos emojis da Apple que podem ser controlados pelo usuário.

Mostraram uma preocupação com diversidade introduzindo novidades em idade, cores de pele, acessórios, e o hit desse ano — máscaras de proteção.

Além disso algumas novidades como responder uma mensagem ou envio de conteúdos entre usuários.

Maps

Novidades no app nativo do Mapscomo trajetos por bicicleta otimizados e navegação por cidades.

que não deve estar disponíveis no Brasil pelo menos por um bom tempo. Parece que focaram nos estados unidos e grandes centros turísticos mundiais, como Paris ou Londres.

CarPlay

CarPlay, que não chegou a ser uma coisa muito comum aqui no Brasil, mas é uma funcionalidade legal se você realmente tem um carro com CarPlay, que é uma extensão do seu iPhone direto no seu carro.

A maior novidade é usar seu iPhone como uma chave digital pro seu carro. O que permite também enviar a capacidade de abrir o carro pra outra pessoa.

App Clip

são basicamente mini-apps que podem ser executados por contexto. Isso faz com que funcionalidades pequenas possam ser utilizadas de maneira rápida e eficiente.

O exemplo que deram foi, você estaciona seu carro mas nesse estacionamento você precisa de um app para pagar a sua vaga. Ao ler um código com o telefone, um pequeno card é exibido já com a função de exibir esse pagamento.

Todo app clip tem que ser menor que 10Mb — mas já vem integrado com epara logins e pagamentos eficientes.

iPadOS 14

O sistema operacional do iPad vêm com tudo que o iOS tem, e claro, grandes funcionalidades suportadas apenas pelo iPad.

As mudanças no iPad foram basicamente voltadas para usuários, não tanto para desenvolvedores. Melhorias na busca de apps, no multitask, no uso da siri, notificações…

Mas não esqueça que os novos widgets e também funcionam no iPadOS 14. Com a vantagem de uma tela grande como o iPad, widgets parecem que vão ter

Apple Pencil

Se você tem um iPad das ultimas gerações, o Apple Pencil é um dos mais incríveis q voce pode ter.

Agora, a partir do iOS 14, ele reconhece escrita a mão como texto, e você pode selecionar o texto escrito a mão, palavra à palavra, trocar a cor do texto e muito mais. A ideia é não ter que soltar a Apple Pencil para digitar em nenhum momento.

WatchOS

Como vocês sabem, o Apple Watch sempre foi um de saúde. As novidades focaram bastante nisso. O App Saúde foi renomeado para Fitness, e novas funcionalidades entraram no app.

Uma delas foi o track de atividades de dança e acompanhamento de sono. Tudo isso, graças a uma combinação de informações dos acelerômetros, giroscópios e do sensor de batimentos cardíacos do Apple Watch.

Novo Fitness app

O Apple Watch agora também mede o tempo que você lava as mãos. E diz se você lavou por tempo suficiente com feedback de áudio e vibrações.

Rich Complications

Complicações é o nome dado às funcionalidades que aparecem direto na tela inicial do Apple Watch (na verdade de qualquer relógio, e que não seja apenas ). Agora, complicações podem ser feitas usando SwiftUI, o framework de UI declarativo da Apple anunciado no último ano.

Além disso, apps podem compartilhar telas de watch e elas podem ser compartilhadas entre amigos.

MacOS Big Sur

Um design mais limpo e "flutuante". MacOS Big Sur.

Fizeram várias mudanças no layout do MacOS. De menus, ícones ao layout das próprias janelas dos apps.

Mudaram também a visualização de transparências, sombras e cores, além de um conjunto de ícones universais entre todos os OS da Apple.

Nova sessão de widgets do Mac, bem parecida com o que já foi exibido pra iOS e iPadOS. Com diferentes tamanho, funcionalidades, e claro, aberto para desenvolvimento.

Novo chip no Mac

Apple anunciou que os Macs não vão mais usar processadores da Intel, mas agora, serão lançados com um novo chip desenvolvido pela própria Apple, o Apple Silicon. O prometido é maior potência com consumo menor de energia.

Achei que foi um movimento já esperado, considerando que a Apple adora fabricar suas próprias coisas e tem feitos os próprios processadores pra iPhone já faz um tempo.

Anunciaram também Rosetta 2, uma ferramenta que permite usar apps compilados para MacOS antigos no novo chip. Além de de virtualização para permitir executar apps de iOS e iPadOS direto no Mac.

Mais algumas coisas

Privacidade

É sempre comum a Apple trazer novidades em segurança para os usuários. Algumas delas foram:

  • Usar sign in with apple com uma conta que você já tem.
  • Compartilhar localização ou localização aproximada com apps
  • Nova seção na App Store exibindo a política de privacidade dos apps em destaques com informações de quais funcionalidades o app usa.

Lembrando que seu app deve sempre ter uma política de privacidade atualizada.

Apple Home

O Home é um app para controlar o que chamamos de . Casas onde tudo é eletrônico e automatizado, de luzes, garagem, ar condicionado e o que mais você tiver. E o HomeKit, o framework para que possamos integrar nossos apps e dispositivos com o app Home. Cheio de novidades com integração com luzes, câmeras e dispositivos que você possa ter em casa.

Mac Catalyst

Esse é o framework que permite alterar apps de iPad para apps de Mac. O Catalyst foi usado para montar a nova versão do app Maps para Mac e iPad.

Maps app no MacOS Big Sur

E agora?

A conferência WWDC dura até dia 29 com várias atividades online.

Baixe o app Apple Developer na sua plataforma Apple (iOS, MacOS ou Apple Watch) e acompanhe a conferência.

Parte das novidades já estão disponíveis pelo menos para desenvolvimento beta. Foi anunciado que os novos sistemas operacionais terão o beta aberto em Julho deste ano.

Para ver o Keynote completo, acesse o site da Apple: https://www.apple.com/apple-events/event-stream/.

iOS Developer @ iFood

iOS Developer @ iFood